Página principal
Comité do encontro
Comité do programa
Programa
Registo na conferência
Proposta de comunicações
Proposta de paineis
Proposta de palestras
Proposta de demonstrações
Alojamento
Localização
Ligações úteis

Espanha
en Español, por favor!

[ Título da Palestra | Palestrantes | Resumo | Palavras Chave ]
 

Título da Palestra

O Controlo da Qualidade em Projectos de Software: Uma abordagem sistémica através da Dinâmica de Sistemas

topo da página

Palestrantes

Alexandre Rodrigues (alex.rodrigues@dsi.uminho.pt)
Universidade do Minho
Portugal

topo da página

Resumo

As práticas de controlo da qualidade propostas pelas várias normas existentes, como sejam as da ISO, focam em dois aspectos principais: a monitorização das características do produto ao longo dos seus vários estágios de desenvolvimento, e a monitorização do cumprimento de determinados requisitos impostos ao processo de desenvolvimento.

A aplicação das normas de qualidade em projectos de software depara-se com algumas dificuldades decorrentes da característica única do produto (e.g. pouco tangível), bem como do facto de este ter de ser desenvolvido em ambiente do tipo "projecto" (i.e. eventos únicos). Acresce ainda que em projectos de software o recurso principal determinante da produtividade e qualidade são as pessoas, mais do que qualquer outro recurso material.

A combinação destes factores faz com que as principais causas dos problemas relacionados com a qualidade sejam complexas, difíceis de identificar e de diagnosticar. Na verdade, reconhece-se hoje em dia que a maioria destes problemas são de natureza sistémica, ou seja, resultam não de factores discretos e isolados, mas antes de interacções contínuas e dinâmicas entre variados factores, muitos dos quais são de natureza social, e portanto subjectivas e de difícil análise.

A maioria das técnicas tradicionais de controlo de qualidade não é apropriada para analisar este tipo de problemas, os quais exigem uma perspectiva mais abrangente, incluindo factores humanos e sociais, e portanto menos centrada naqueles parâmetros tangíveis e imediatamente quantificáveis.

A Dinâmica de Sistemas (DS) é uma técnica de modelação com base em simulação contínua por computador, a qual tem vindo a emergir com bastante sucesso na análise e controlo de problemas sistémicos em projectos de software. A DS considera explicitamente e quantifica todos os factores relevantes, independentemente da sua natureza "intangível", focando na multitude de interacções reciprocas (i.e. de feedback) que tomam lugar entre os mesmos no correr de um projecto de software. Em última análise, estas interacções são as principais responsáveis pelo comportamento e resultados finais do projecto e em particular pela qualidade do produto.

Os modelos de simulação desenvolvidos podem ser utilizados para analisar e diagnosticar tanto o futuro como o passado do projecto (i.e. o que aconteceu e porquê), produzindo estimativas acerca de parâmetros de qualidade que tradicionalmente não são considerados como quantificáveis (e.g. defeitos latentes, redução de horas efectivas nas actividades de controlo da qualidade). O poder explicativo destes modelos faz com que estes se tornem num valioso instrumento de melhoria contínua do processo de software.

Esta palestra explica como a DS pode ser utilizada de forma efectiva como ferramenta de controlo de qualidade em projectos de software na análise de problemas complexos de origem sistémica. São apresentados alguns exemplos de aplicação no mundo real.

topo da página

Palavras Chave

gestão de projectos, desenvolvimento de software, controlo da qualidade, modelização de sistemas, simulação

topo da página


[ Página Principal | Comité do encontro | Comité do programa | Programa | Registo na conferência | Proposta de comunicações | Proposta de painéis | Proposta de palestras | Proposta de demonstrações | Alojamento | Localização | Ligações úteis | en Español, por favor ]


Última actualização: 2001/02/08
Resolução recomendada: 800x600. Páginas testadas para browsers de versão 4 ou superior.

Páginas desenvolvidas e mantidas pelo responsável da WWW no QuaTIC'2001.